Networking Fundamentals: Configurando o protocolo RDP no Windows Server 2003

Quando utilizamos o protocolo RDP (Remote Desktop Protocol) para se conectar a um computador remoto, o arquivo Default.rdp é criado no computador cliente. Ao usar o protocolo RDP para se conectar a um computador remoto, é possível utilizar as Opções da caixa de diálogo Conexão de área de trabalho remota para definir muitas das configurações de conexão, executando as seguintes etapas:

  1. Clique em Iniciar, em Executar, digite mstsc.exe e clique em OK.
  2. Na caixa de diálogo Conexão da área de trabalho remota, clique em Opções.

Você pode salvar arquivos *.rdp com configurações diferentes caso se conecte a diversos computadores remotos. Para salvar uma nova configuração, clique em Salvar como na guia Geral em Opções.

No artigo abaixo descreveremos as configurações de conexão armazenadas no arquivo Default.rdp.

Por padrão, o arquivo Default.rdp é criado na sua pasta Meus documentos. As seguintes configurações de RDP estão armazenadas no arquivo Desktop.rdp:

desktopwidth:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração corresponde à largura da área de trabalho selecionada na guia Exibição nas Opções
da Conexão da área de trabalho remota. Lembre-se que dispositivos com base no Microsoft Windows CE suportam apenas o modo de tela inteira.

desktopheight:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração corresponde à altura da área de trabalho selecionada na guia Exibição nas Opções da Conexão da área de trabalho remota.

session bpp:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração corresponde à Intensidade de cor selecionada em Cores na guia Exibição nas Opções da Conexão da área de trabalho remota.

winposstr:s

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração corresponde à posição da janela selecionada na guia Exibição das Opções da Conexão da área de trabalho remota. Em computadores desktop, essa configuração determina a posição da caixa de diálogo Conexão da área de trabalho remota na tela. Os seis números representam uma forma de seqüência da estrutura WINDOWPOS.

auto connect:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração não é usada por computadores desktop ou por clientes com base no Windows CE.

full address:s

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina o computador com o qual se conectar. A configuração corresponde à entrada na caixa Computador na guia Geral das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

compression:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se os dados são compactados quando são transmitidos ao computador cliente.

Valor Configuração
0 Compactação está desativada.
1 Compactação está ativada.

keyboardhook:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se as combinações de teclas do Windows são aplicadas. Essa configuração corresponde à seleção na caixa Teclado na guia Recursos locais das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 Aplicada ao computador local.
1 Aplicada ao computador remoto.
2 Aplicada apenas no modo de tela inteira.

audiomode:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina onde os sons são reproduzidos. Essa configuração corresponde à seleção na caixa Som do computador remoto na guia Recursos locais das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 Reproduz o som no computador cliente.
1 Reproduz o som no computador host.
2 Não reproduz sons.

redirectdrives:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se as unidades de disco são conectadas automaticamente quando você faz logon no computador remoto. Essa configuração corresponde à seleção na caixa Unidades de disco na guia Recursos locais das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 As unidades não são reconectadas automaticamente.
1 As unidades são reconectadas automaticamente.

redirectprinters:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se as impressoras são conectadas automaticamente quando você faz logon no computador remoto. Essa configuração corresponde à seleção na caixa de seleção Impressoras na guia Recursos locais das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 As impressoras não são reconectadas automaticamente.
1 As impressoras são reconectadas automaticamente.

redirectcomports:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se as portas COM são conectadas automaticamente quando você faz logon no computador remoto. Essa configuração corresponde à seleção na caixa Portas seriais na guia Recursos locais das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 As portas COM não são reconectadas automaticamente.
1 As portas COM são reconectadas automaticamente.

redirectsmartcards:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se os cartões inteligentes são conectados automaticamente quando você faz logon no computador remoto. Essa configuração corresponde à seleção na caixa Cartões inteligentes na guia Recursos locais das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 Os cartões inteligentes não são reconectados automaticamente.
1 Os cartões inteligentes são reconectados automaticamente.

displayconnectionbar:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se a barra de conexão é exibida quando você faz logon no computador remoto no modo de tela inteira. Essa configuração corresponde à seleção na caixa de seleção Exibir barra de conexão no modo de tela inteira na guia Exibição das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 A barra de conexão não aparece.
1 A barra de conexão aparece.

username:s

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina o nome de usuário exibido no RDP. A configuração corresponde à entrada na caixa Nome de usuário na guia Geral das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

domain:s

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Essa configuração determina o nome de usuário exibido na caixa de diálogo Conexão da área de trabalho remota. Ela corresponde à entrada na caixa Domínio na guia Geral das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

alternate shell:s

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se o programa é iniciado automaticamente quando você se conecta com o RDP. A configuração corresponde à entrada na caixa Caminho e nome de arquivo do programa na guia Programas das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

shell working directory:s

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração é o local da pasta para o aplicativo iniciado automaticamente quando você se conecta com o RDP. A configuração corresponde à entrada na caixa Caminho e nome de arquivo do programa na guia Programas das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

disable wallpaper:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Essa configuração determina se o plano de fundo da área de trabalho aparece quando você faz logon no computador remoto. Essa configuração corresponde à seleção na caixa de seleção Plano de fundo da área de trabalho na guia Experiência das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 O papel de parede exibido.
1 O papel de parede não é exibido.

disable full window drag:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se o conteúdo da pasta aparece quando você arrasta a pasta para um novo local. Essa configuração corresponde à seleção na caixa de seleção Mostrar conteúdo da janela ao arrastar na guia Experiência das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 O conteúdo da pasta é exibido ao arrastar.
1 O conteúdo da pasta não é exibido ao arrastar.

disable menu anims:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina como os menus e as janelas são exibidas quando você faz logon no computador remoto. Essa configuração corresponde à seleção na caixa de seleção Animação de menus e janelas na guia Experiência das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 As animações de menus e janelas são permitidas.
1 As animações de menus e janelas não são permitidas.

disable themes:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se os temas são permitidos quando você faz logon no computador remoto. Essa configuração corresponde à seleção na caixa de seleção Temas na guia Experiência das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 Os temas são permitidos.
1 Os temas não são permitidos.

bitmapcachepersistenable:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se os bitmaps são armazenados em cache no computador local. Essa configuração corresponde à seleção na caixa de seleção Armazenamento de bitmaps em cache na guia Experiência das Opções da Conexão da área de trabalho remota.

Valor Configuração
0 O armazenamento em cache não está ativado.
1 O armazenamento em cache está ativado.

autoreconnection enabled:i

loadTOCNode(3, ‘moreinformation’); Esta configuração determina se um computador cliente tenta se reconectar automaticamente após ser desconectado.

Valor Configuração
0 O computador cliente não tenta se reconectar automaticamente.
1 O computador cliente tenta se reconectar automaticamente.

7 Responses to Networking Fundamentals: Configurando o protocolo RDP no Windows Server 2003

  1. phillip disse:

    gostaria de saber como faço para limpar o cache de numeros de ip acessados pela conexao remota, para que ninguem conecte a maquina ou seja qndo vou conectar aparece todos os ips que eu acessei a uns dias atraz…. tem como limpar isso
    qual o procedimento?

  2. Anderson disse:

    Tem sim, é só ir em INICIAR->EXECUTAR-.REGEDIT
    Sigua até Meu Computador -> HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Terminal Server Client\Default
    e apague as entradas que vc desejar!!!

    Simples fácil e rápido!!!

    Flw té +
    anderson@acnet-telecom.com.br

    qq coisa me add no msn… andhy66@hotmail.co.uk

    Flw

    =——————=
    Saber ou não saber,
    eis o conhecimento!
    =——————=

  3. Anderson disse:

    Ah, tem mais uma coisa…
    Abra o bloco de notas (notepad) e edite o arquivo
    c:/documents and settings/administrador/Default.rdp e apague o nome o ítem a frente de “full address:s:”
    e o item a frente de “domain:s:”
    Pronto!

    Té +

    =——————-=
    Saber ou não saber,
    eis o conhecimento!
    =——————-=

  4. Rafael disse:

    Como que faço pra que no cliente de terminal na hora de conectar em um servidor dentro de um domínio não aparecer o IP do servidor (ex: ip_servidor\username) na caixa de diálogo do username e senha e sim aparecer o nome do domínio\username?

  5. Nilo disse:

    Eu utilizo um programa que utiliza hardlok usb. Localmente o programa funciona normalmente!
    Mas quando conecto do meu pc via RDP no servidor “win 2003 server” ele perde a conectividade do hardlock que está conectado fisicamente no servidor!
    Já testei no win xp e o problema é o mesmo!
    A minha intenção é a de deixar o hardlock, conectado fisicamente no servidor e utilizar o programa remotamente.
    Como posso fazer?
    Grato pela ajuda e parabéns pelo trabalho!

  6. Trey disse:

    Media giant Google have just released the Nexus 7,
    created and developed in collaboration with Taiwanese electronics
    company Asus. Permit the device time for you to cool down and remove it from any obvious heat sources before making a trial to restart.

    Skins cover the entire phone and can easily be slipped on and
    off.

  7. Tanya disse:

    And there’s some wonderful baskets, cradles and bassinets to choose from. You should select one that comes with a pad or mattress and that you should not add any other things like extra padding or pillows on this bed, this may cause suffocation. The ones that do are typically not comfortable for either you or your babies.

Deixe um comentário