Criando senhas seguras – Parte 1

No mundo tecnológico de hoje, sua senha é a sua chave; seu passaporte para as informações e arquivos que você guarda, tanto em seu computador pessoal quanto no ambiente on-line. Sendo assim, torna-se até mesmo desnecessário ressaltar sua importância em nossa vida quotidiana e o transtorno que poderíamos ter caso as mesmas caíssem em mãos erradas.

Como bem diz o consultor de segurança Alexandre Domingos de Sousa: “Assim como para dirigir um carro você tem que fazer auto-escola, conhecer as regras do trânsito, os perigos, os controles necessários para garantir a sua segurança física, na Internet temos a mesma necessidade”. Cabe a nós, portanto, torná-las as mais seguras e indevassáveis possível e é isso o que estudaremos neste artigo.

O que faz uma senha segura?

A primeira regra útil para garantirmos a segurança de nossas senhas é simples: memória! Senhas devem ser – sempre – decoradas. De nada adianta criarmos senhas super seguras e deixá-las anotadas em um pedaço de papel escondido embaixo do teclado.

  • Quanto maior, melhor: Na criação de uma senha e contrariando o ditado popular, tamanho realmente é documento! Apenas uma letra a mais torna a senha muito mais difícil de ser decriptada por ataques de força-bruta, [pr exemplo. O ideal é que uma senha segura tenha, no mínimo, 8 caracteres, sendo que o número ideal é o de 14 caracteres ou mais, Muitos sistemas, inclusive, permitem, na criação de senhas, a utilização da barra de espaço, o que nos abre a possibilidade de criarmos frases e a utilizarmos como senha (pass-phrase).
  • Combine letras, números e símbolos: Ao criar uma senha, o ideal é utilizarmos todas as teclas disponíveis, não somente as mais óbvias. Quanto maior for a variedade de caracteres utilizados em uma senha, mais segura ela será.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: