Criando senhas seguras – Parte 2

Criando uma senha segura em 6 passos

  • Crie uma sentença fácil de ser lembrada: de nada adianta criarmos uma senha de alta complexidade se não formos capazes de nos lembrarmos dela. Assim, a situação ideal é criar uma senha ou frase de acesso de fácil memorização. Por exemplo: “minha mulher Ana tem 39 anos de idade”;
  • Verifique a possibilidade de utilizar uma frase de acesso: caso o sistema para o qual a senha estiver sendo criada admitir frases de acesso, utilize este método;
  • Converta uma frase de acesso em uma senha mnemônica: na impossibilidade de utilizar uma frase de acesso, converta-a em uma senha fácil de ser lembrada. Por exemplo: a frase de acesso “minha mulher Ana tem 39 anos de idade” pode se transformar – utilizando-se a primeira letra de cada palavra – em “mmat3adi”;
  • Incrementando a complexidade: outra boa tática é incrementar o nível de complexidade de sua senha, misturando letras maiúsculas e minúsculas. Em nosso exemplo: “mmat3adi” transforma-se em “MmAt3AdI”;
  • Utilizando caracteres especiais: a utilização de caracteres especiais em uma senha é um bom modo de incrementar ainda mais a sua complexidade. Em nosso exemplo, alternarei os caractere “#” e “@” entre cada letra. Assim teremos a mudança de “MmAt3AdI” em “#M@m#A@t#3@A#d@I#”;
  • Teste a complexidade de sua nova senha: após criada, o ideal é chegar se a sua nova senha atingiu o grau de segurança desejado, o que pode ser feito através do site Password Checker. A nossa senha de exemplo atingiu uma excelente classificação, como mostra a figura abaixo:

imagem1.png

Uma resposta para Criando senhas seguras – Parte 2

  1. Paulo Nobre disse:

    Prezado Nelson,

    Por conta das características do nosso site, http://www.emailsecreto.com.br, e do lançamento que estamos fazendo do módulo de avaliação on-line de senhas, em uma das minhas pesquisas encontrei o seu blog.

    Neste documento você recomenda um testador on-line da Microsoft que não está mais disponível, apesar do seu texto ser bem recente.

    Como acabamos de disponibilizar um serviço semelhante e gratuito, segue abaixo press release enviado à imprensa para que vc possa tomar conhecimento do produto e, quem sabe, indicá-lo.

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Site Email Secreto disponibiliza Avaliador de Senhas
    (Você sabe se a sua senha é segura?)

    O site Email Secreto, da empresa Intersix Technologies, está disponibilizando na sua HomePage um módulo para avaliação da qualidade de senhas.

    Diversos serviços de rede necessitam de senhas para serem acessados. Uma senha mal escolhida pode comprometer a segurança dos dados e dos serviços a que o usuário tenha acesso.

    Os usuários podem garantir uma boa qualidade para suas senhas utilizando, gratuitamente, o avaliador de senhas do site Email Secreto.

    A medida que você vai digitando a senha em uma “caixa-de-texto”, o site vai informando sobre a qualidade da mesma. Também é possível acessar uma área com dicas de como escolher uma senha forte.

    Para testar suas senhas não é necessário qualquer tipo de cadastramento.

    http://www.emailsecreto.com.br

    Atenciosamente,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: