Networking Fundamentals: o protocolo Telnet

O Telnet, como veremos neste tutorial, é um protocolo membro da família TCP/IP de protocolos e permite que um usuário estabeleça uma sessão remota em um servidor. O protocolo oferece suporte somente a terminais alfanuméricos, ou seja, não oferece suporte a mouses e outros dispositivos apontadores nem a interfaces gráficas do usuário. Em vez disso, todos os comandos devem ser inseridos na linha de comando.

O protocolo Telnet oferece muito pouca segurança. Em uma sessão Telnet que não usa autenticação NTLM, todos os dados, incluindo senhas, são transmitidos entre o cliente e o servidor em texto sem formatação. Uma vez que o tráfego da sessão Telnet não é seguro, você precisa garantir que nenhum dado confidencial seja enviado durante uma sessão Telnet.

O Telnet Client

O cliente Telnet usa o protocolo Telnet para se conectar a um computador remoto na rede. O cliente Telnet permite que um computador se conecte a um servidor Telnet remoto e execute aplicativos nesse servidor.

Todos os membros da família do Microsoft Windows Server 2003 incluem uma versão orientada por linha de comando melhorada do cliente Telnet. Você pode usar o processo de autenticação NTLM para autenticar os clientes para conexões Telnet entre computadores que executam o Microsoft Windows NT®, Windows 2000, Windows XP ou a família do Windows Server 2003. Outros dispositivos de rede também aceitam conexões Telnet, como os switches gerenciáveis e roteadores da linha Cisco, por exemplo.

Autenticação do Cliente Telnet

É possível utilizar as informações da conta de domínio ou seu nome de usuário e senha usados no Windows local para acessar um computador que executa o servidor Telnet. Utilizando-se a autenticação NTLM, o cliente Telnet usará o contexto de segurança do Windows para autenticação e o usuário não será solicitado a fornecer um nome de usuário e uma senha. O nome do usuário e a senha são criptografados.

Modo de Sessão e Modo de Comando

Há dois tipos de modo de operação do cliente Telnet: modo de sessão Telnet e modo de comando Telnet. O modo de comando Telnet permite que o terminal Telnet abra e feche uma conexão com um host remoto, exiba os parâmetros operacionais, defina as opções do terminal, imprima o status e encerre o programa

As tentativas de fazer logon no servidor Telnet usando a autenticação NTLM falharão se a opção de senha estiver definida como O Usuário Deve Alterar a Senha no Próximo Logon. Para que o logon tenha êxito, você deve fazer logon diretamente no servidor, alterar a senha e fazer logon pelo cliente Telnet. Caso você se conecte a um servidor Telnet usando a autenticação NTLM, não poderá acessar os recursos de rede adicionais devido a uma limitação da autenticação NTLM. Para acessar esses recursos em uma sessão Telnet, você precisará acessar as unidades da rede fornecendo o seu nome de usuário e a sua senha novamente.

Após estar conectado a um host remoto, o cliente Telnet estará no modo de sessão Telnet. Esse modo é o mais comum. Feito o logon, os usuários recebem uma janela de Prompt de comando. Eles poderão usar os aplicativos baseados em caracteres em qualquer servidor Telnet remoto como se tivessem feito logon diretamente no sistema.

Depois que estiver conectado a um host, você poderá retornar do modo de sessão para o modo de comando, a fim de alterar as configurações do terminal. Você pode mudar de um modo de sessão Telnet para um modo de comando Telnet pressionando CTRL + ]; pressione ENTER para voltar ao modo de sessão.

Comandos Telnet

Os comandos Telnet permitem a comunicação com um computador remoto que esteja usando o protocolo Telnet. É possível executar o Telnet sem parâmetros para inserir o contexto do Telnet, indicado pelo prompt do Telnet (Microsoft Telnet>). No prompt Telnet, use os comandos Telnet para gerenciar um computador que esteja executando o cliente Telnet.

O prompt de comando do cliente Telnet aceita os seguintes comandos:

Open

Use opennome_do_ host para estabelecer uma conexão Telnet com um host.

Close

Use o comando close para fechar uma conexão Telnet existente.

Display

Use o comando display para exibir as configurações atuais do cliente Telnet.

Send

Use o comando send para enviar comandos ao servidor Telnet. Há suporte para os seguintes comandos:

ao

Comando Abort output.

ayt

Comando “Are you there?”.

esc

Envia o caractere de escape atual.

ip

Comando Interrupt process.

synch

Executa a operação de sincronização do Telnet.

brk

Envia um sinal de interrupção.

Quaisquer outros comandos diferentes desses listados anteriormente serão enviados como uma se qüência para o servidor Telnet. Por exemplo, sendabcd enviará a seqüência abcd para o servidor Telnet, que emitirá um eco da seqüência na janela da sessão Telnet.

Quit

Use o comando quit para fechar o cliente Telnet.

Set

Use o comando set com um dos seguintes argumentos para configurar o cliente Telnet para a sessão atual.

bsasdel

A tecla Backspace funcionará como Delete.

codeset opção

Disponível apenas quando o idioma é definido como japonês. Defina o conjunto de códigos atual como opção, que pode ser:

Shift JIS

EUC japonês

JIS Kanji

JIS Kanji (78)

DEC Kanji

NEC Kanji

O mesmo conjunto de códigos deve ser definido no computador remoto. Por padrão, o cliente Telnet usa uma fonte de varredura. Antes de acessar um computador remoto usando um desses conjuntos de códigos, você deve configurar o cliente Telnet para usar uma fonte TrueType para garantir que os caracteres serão exibidos adequadamente.

crlf

Novo modo de linha; faz com que a tecla RETURN envie 0x0D, 0x0A.

delasbs

A tecla Delete funcionará como Backspace.

escapecaractere

Alterna do modo da sessão Telnet para o modo de comando Telnet. Estando no modo de comando Telnet, pressione ENTER para voltar para o modo de sessão Telnet.

localecho

Desativa o eco local.

logfilenome

Especifica o nome do arquivo para o qual o log do Telnet é gravado para essa sessão. Se você não especificar o caminho do arquivo, ele será criado no diretório atual. Especificar um arquivo de log também ativa o registro em log.

logging

Ativa o registro em log para essa sessão.

mode {console | stream}

O modo de operação.

ntlm

Ativa a autenticação NTLM.

term {ansi | vt100 | vt52 | vtnt}

O tipo de terminal que você deseja que o cliente Telnet emule.

?

Exibe informações de ajuda para set.

Unset

Use unset para desabilitar uma opção anteriormente definida usando o comando set.

Status

Use o comando status para determinar se o computador que está executando o cliente Telnet está conectado.

10 respostas para Networking Fundamentals: o protocolo Telnet

  1. Silvio disse:

    eu gostaria de entender tudo sobrer Telnet

  2. Silvio disse:

    isso aqui é muito bom eu gostei

  3. […] para a administração de um servidor Telnet Já abordei esse assunto neste post, mas vamos examiná-lo, agora, com um nível de detalhamento […]

  4. Leonardo disse:

    Eu li algumas coisas sobre telnet mas ainda não consegui fazer a seguinte tarefa.

    Gostaria de através do Microsoft Windows utilizar algum agendador que permitisse acessar meu modem adsl via telnet e enviar comandos a ele de 5 em 5 dias.

    Ex.
    telnet 10.1.1.1; ENTER
    delay 2;ENTER
    “login”;ENTER
    delay 2;ENTER
    “password”;ENTER
    delay 2: ENTER
    reboot;ENTER
    delay 10;ENTER
    exit. ENTER.

    Alguém teria uma idéia de como fazer isto?

  5. Luciano disse:

    Olá. Saudações a todos. Eu estou com uma duvida enorme. Eu consegui me conectar aparti de outro computador ao meu router, em outra rede via telnet. Consigo logar e até da alguns comandos, consigo pingar em meu computador e todos que estão na rede local. Eu gostaria de saber, se é possivel dar comandos para desligar meu computador ou ate mesmo enviar alguma mensagem de texto. Se alguem poder me ajudar, por fvor, me envie um e-mail para dolak_mx@hotmail.com . Abraços a todos

  6. monophone klingeltne

    Habituellement sonneries de tlphone download free new ringtones

  7. kostenloses online poker spiel

    Jeder poker spiel fr pc poker spiel fr den pc

  8. marcos disse:

    poxa eu naum tô conseguindo me conectar ao telnet…
    Alguem me ajuda por favor…

  9. diego disse:

    muito confuso

  10. diego disse:

    are you crazy???

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: