Administrando o Windows Server 2003: instalando o Raid-5

O Raid-5, também conhecido como volume distribuido com paridade, é um volume distribuido e tolerante a falhas. Neste tipo de volume, o espaço em três ou mais discos físicos é unificado em um único volume. Deste modo, os dados são gravados em todos os discos físicos à mesma taxa, porém, ao contrário do que acontece em um volume distribuido simples, os dados são entrelaçados com informações de soma de comprovação denominados paridade.

No caso de um único disco do volume falhar, os dados daquele disco podem ser regenerados por meio de cálculos envolvendo os dados restantes (presentes nos discos que sobraram) e as informações de paridade. Um volume de Raid-5 comporta a utilização de até 32 discos físicos. Neste tutorial veremos como criar um volume Raid-5.

Um volume Raid-5 pode ser criado tanto pela interface do Windows quanto por uma linha de comando. Veja abaixo:

Utilizando a interface do Windows

  1. Abra o Gerenciamento do Computador (Local).
  2. Na árvore de console, clique em Gerenciamento do Computador (Local), clique em Armazenamento e, em seguida, em Gerenciamento de Disco.
  3. Clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado de um dos discos dinâmicos em que você deseja criar o volume RAID-5 e, em seguida, clique em Novo Volume.
  4. No Assistente para Novos Volumes, clique em Avançar, clique em RAID-5 e siga as instruções na tela.

Fique atento às seguintes questões:

  • Para executar este procedimento em um computador local, você deve ser um membro do grupo Operadores de Cópia ou Administradores no computador local, ou a autoridade adequada deve ter sido delegada a você. Para executar este procedimento remotamente, você deve ser um membro do grupo Operadores de Cópia ou Administradores no computador remoto. Se o computador fizer parte de um domínio, é possível que os membros do grupo Admins. do Domínio possam executar esse procedimento. Como uma prática recomendada de segurança, use a opção Executar como (Run as) para realizar esse procedimento.
  • Para abrir Gerenciamento do Computador, clique em Iniciar, em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, em Gerenciamento do Computador.
  • Você pode criar volumes RAID-5 somente em computadores executando o Windows 2000 Server, o Windows 2000 Advanced Server, o Windows 2000 Datacenter Server, ou os sistemas operacionais Windows Server 2003.
  • São necessários pelo menos três (mas não mais que 32) discos dinâmicos para criar um volume RAID-5.
  • Os volumes RAID-5 oferecem tolerância a falhas ao custo de apenas um disco adicional por volume. Por exemplo, se você usar três discos de 10 GB para criar um volume RAID-5, o volume terá capacidade de 20 GB. Os 10 GB restantes são usados para paridade
  • Os volumes RAID-5 não podem ser espelhados ou estendidos.

Utilizando uma linha de comando

  1. Abra o Prompt de Comando.
  2. Digite:diskpart
  3. No prompt DISKPART, digite:list disk

    Anote o número do disco em que você deseja criar um volume RAID-5.

  4. No prompt DISKPART, digite:create volume raid [size=n] disk=n,n,n

    Cria um volume RAID-5 de n MB nos discos selecionados.

Valores utilizados no comando DISKPART:

  • list disk: Exibe uma lista de discos e informações sobre eles, como tamanho, quantidade de espaço livre disponível, se o disco é básico ou dinâmico e se usa o tipo de partição de registro de inicialização principal (MBR) ou tabela de partição GUID (GPT). O disco marcado com um asterisco (*) tem foco.
  • create volume raid: Cria um volume RAID-5 usando três ou mais discos dinâmicos especificados. Depois que você cria o volume, o foco é automaticamente deslocado para o novo volume.
  • size=n: A quantidade de espaço, em megabytes (MB), que o volume ocupará em cada disco. Se nenhum tamanho for especificado, o tamanho do volume RAID-5 a ser criado será o maior possível. O disco com a menor quantidade de espaço livre contíguo disponível determinará o tamanho do volume RAID-5 e a mesma quantidade de espaço será alocada em cada disco. A quantidade real de espaço em disco utilizável no volume RAID-5 será menor que a quantidade de espaço em disco combinada, pois uma parte do espaço em disco será necessária para paridade.

  • disk=n: Os discos dinâmicos em que o volume será criado. Uma quantidade de espaço igual a size=n será alocada em cada disco.

4 respostas para Administrando o Windows Server 2003: instalando o Raid-5

  1. André disse:

    Boa tarde,
    gostaria de saber se o espaço onde o sistema operacional está instalado, vai fazer parte do raid 5. Estou tentando fazer um raid 5 via software mais o espaço onde o sistema está instalado sempre fica fora do raid.
    Gostaria de orientações para conseguir incluir o sistema operacinal no raid.
    obrigado
    André.

  2. Anderson disse:

    Olá,
    tenho a mesma dúvida do amigo andré. Pode ser feito no espeço do sistema operacional já criado?

  3. Ivan Bosnic disse:

    nao. sistema operacional nao pode fazer parte de um RAID-5, porém o volume onde está instalado o sistema operacional pode ser espelhado como uma forma de segurança.

  4. Adriano Pires e Silva disse:

    Olá.
    eu consigo expandir o Raid 5 existente com mais discos via algum procedimento ou é necessário fazer um backup, criar o novo array de discos e restaurar os dados.

    obrigado,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: