Especial Windows Vista: Network Center

A Central de Redes (Network Center) informa você sobre a rede com a qual o computador está conectado e verifica se ela pode acessar a Internet. As informações são apresentadas em um resumo no Mapa da Rede para que seja possível ver, imediatamente, a conectividade do computador com a rede e com a Internet. Caso um PC perca a conectividade com a Internet, por exemplo, é possível ver graficamente se o link está inativo, e usar o recurso Diagnósticos de Rede para determinar a causa do problema e obter uma sugestão para a solução.

A Central de Redes

A Central de Redes também permite conectar-se rapidamente a outras redes disponíveis ou criar conexões totalmente novas (como uma nova conexão VPN, por exemplo). É possível ver e definir as configurações de rede mais importantes em um único local. Para as configurações menos acessadas, a Central de Redes fornece links diretos para que você possa encontrar com facilidade aquilo que está procurando.

Assistente para Configuração de Rede - página Conectar a um local de trabalho

Configurar uma rede entre vários PCs e dispositivos (inclusive impressoras, players de música e sistemas de jogos) é uma tarefa fácil e simples. O Assistente para Configuração de Rede permite que você configure redes com ou sem fio identificando dispositivos de rede sem configuração e adicionando-os à rede. O Assistente para Configuração de Rede também automatiza o processo de inclusão de novos dispositivos na rede. Ele gera automaticamente configurações seguras para manter a rede protegida contra invasores.

As configurações de rede também podem ser salvas em uma unidade flash USB portátil; isso torna a inclusão de PCs e dispositivos na rede um processo rápido e fácil. Basta inserir a unidade flash USB em um PC ou em um dispositivo e ela irá ler os dados automaticamente e se preparar para se associar à rede. O compartilhamento de arquivos e impressoras também pode ser facilmente habilitado em cada PC da rede por meio do Assistente para Configuração de Rede.

O Network Explorer permite compartilhar arquivos e aproveitar a conectividade oferecida por uma rede. Ele apresenta uma exibição de todos os PCs, dispositivos e impressoras da rede e é significativamente mais rápido e confiável do que Meus Locais de Rede do Windows XP. O Network Explorer pode até mesmo usar ícones representativos personalizados para dispositivos diferentes (quando habilitado pelos fabricantes).

Computadores domésticos em uma rede sem fio

O Windows Vista fornece um novo recurso chamado Mapa da Rede que mostra uma exibição gráfica fácil de entender de tudo o que está na rede, bem como o modo de conexão. Isso ajuda você a otimizar a rede para obter o melhor desempenho e para localizar os eventuais problemas com facilidade.

Mapa da Rede

O novo recurso Reconhecimento de Rede permite que os aplicativos reconheçam as alterações dos recursos da rede e os mantém otimizados para essas alterações. Os dados também estarão mais seguros com o suporte avançado aos protocolos mais recentes de segurança sem fio, inclusive WPA2. O Windows Vista impede que você se conecte a redes sem fio fraudulentas que parecem pontos de acesso legítimos, mas não são. O Windows Vista também fornece uma maneira fácil de criar redes sem fio ad-hoc para a utilização de aplicativos ponto a ponto, como o compartilhamento de arquivos e a colaboração de aplicativos.

O Reconhecimento de Rede permite reportar aos aplicativos alterações ocorridas na conectividade de rede. Dessa forma, a experiência de conexão será mais descomplicada. Se você se conectar a redes diferentes, a alteração será comunicada aos aplicativos para os quais o Reconhecimento de Rede oferece suporte. Em seguida, esses aplicativos poderão executar as ações adequadas para a conexão com essa rede. Por exemplo, quando alterna entre a rede do seu escritório residencial e a rede corporativa, você pode definir configurações de firewall para abrir as portas necessárias para permitir o uso de ferramentas de gerenciamento de TI. A Diretiva de Grupo detectará a reconexão com a rede corporativa e iniciará automaticamente o processamento de alterações de diretiva, em vez de aguardar pelo próximo ciclo de detecção.

16 respostas para Especial Windows Vista: Network Center

  1. Ola nao estou conseguindo ver aqui na minha Empresa os outros computadores na rede, consegui ate colocar ip e acessar a internet mas nao consigo ver os computadores na rede.
    Consgo sim ver o computador que esta com o novo Windows Vista
    obrigado
    Edivaldo

  2. cwclima disse:

    Cara, vc ñ é o único com esse pblm.
    Eu já desisti de tentar fzr meu ntbk Vista conectar na rede, somente os micros com XP é q se enxergam.
    Inclusive, pelo q pesquisei em fórums do mundo todo, a maioria do pessoal (aqueles q ñ conseguem fzr o Vista se conectar “de pronto” na rede), têm odiado as novas características de rede do Vista, q tornaram quase impossível identificar qual o pblm na conexão com a rede local.
    Tentei usar até o famoso Network Magic, mas ele tb ñ foi capaz de estabelecer conexão entre os XP´s e o Vista.

  3. masao disse:

    Eue stou com o memso problema e até agora me parece que muita gente também tem, e poucos, se alguns😛, conseguiram ver outros computadores na rede. Talvez essa incompatibilidade só ocorra com o o XP…:/
    É o marketing agradável da Microsoft…

  4. COrso disse:

    Tbm tenho esse problema…. se algm souber o que fazer…. favor aavisar…. ficarei grato

  5. dc disse:

    cara eu até consigo entra em rede com o win px !!! mas e conexão cai e ñ volta mas !!! so dando ddiagnósticos de Rede q eu consigo feser ele voltar e ter uma conexão !! mas ele cai de novo ! oq deve fase !!!

  6. Rui disse:

    caras tou com mesmo problema os outros pcs na rede com xp e vista e ate 2K conseguem ver me na rede usando o mesmo workgroup mas eu so vejo um que tem o vista a que se deve esse problema?

  7. Waldinei disse:

    Bom dia meu amigos, estou em um apuros e espero que possa me ajudar.
    Estou com um notebook aq na empresa e preciso colocar ele na minha rede. Ele está com o Windows Vista tem computador que eu vejo todo o compartilhamento mais tem uns que nao, e eu ja dei permissão nas maquinas para o usuario entrar mais quando digita o log da que a senha está incorreta ou login, me ajudem pelo amor de Deus.

  8. Jacoh disse:

    Resolvi o meu problema, desbloqueando o filtro no norton anti virus, o firewall nao estava permitindo acesso como o netBios (aquele gerenciador de rede do win98), ao permitir as portas no norton a central de rede logo reconheceu os outros computadores, e esta ok, mas cuidado para não desproteger seu computador se não seu firewall não tera muita utilidade.

    espero que esse procedimento ajude.

  9. CAVolpi disse:

    Parabéns Jacoh, depois de muitos dias de batalha você matou a charada. Obrigado.

  10. rafael soares disse:

    tenho firewall desabilitei mas ainda não consigo mapear a rede o windows vista não echerga o servidor

  11. vagner disse:

    Olá a todos, será que não dá para colocar os passos que fez para desbloquear o Norton?. Eu entendo que também desbloqueei mas o problema continua, será que não dá para colocar os passos para verificar se fiz algo errado?
    tks

  12. ildeilson disse:

    Olá pessoal boa noite, não estou conseguindo colocar o Ip na minha máquina, ela roda com o windows vista, todas as vezes que tento entrar para colocar o IP, pede a senha do administrador, poré, a único usuario sou eu, eu não tenho senha nenhuma, faz alguns dias que comprei máquina e ja veio com o windos vista. Será que alguém pode mim ajudar???

  13. bornhiati disse:

    Ildeilson, você tem que mudar a opção “Ativar ou Desativar o Controle de Conta de Usuário” no Painel de Controle / Contas de Usuário, deixe inativa, voce pode alternar, deixando ativa sempre e quando necessitar alguma alteração mudar novamente, espero que tenha ajudado, caso ja tenha conseguido, alguem pode precisar novamente.

  14. bornhiati disse:

    Pessoal, alguem conseguiu fazer o windows 98 encontrar as pastas compartilhadas do Vista???

    Preciso fazer uma máquina antiga conectar-se nele e nada até agora.

  15. como configurar a biblioteca do windows media center?
    por favor quero demais….

  16. preciso de assistencia e percebi que voces fazem isso…gostei e quero particioar.

Deixe uma resposta

