70-290: monitorando o desempenho do servidor Windows 2003 Server

Neste tutorial, ainda tendo em vista a prova de certificação Microsoft 70-290, estudaremos as técnicas para o monitoramento do desempenho de um servidor Windows 2003 Server. Os administradores precisam ter a certeza de que os sistemas executados em seus computadores são eficazes e confiáveis.

Para otimizar o desempenho dos servidores, é necessário coletar os dados fornecidos pela monitorização do desempenho. Para monitorar o desempenho de uma configuração de servidor simples, é necessário coletar três tipos diferentes de dados de desempenho em um determinado período de tempo:

  • Dados de desempenho geral: informações que podem ajudá-lo a identificar tendências a curto prazo, como vazamentos de memória. Após um ou dois meses de coleta de dados, você pode calcular a média dos resultados e salvá-los em um formato mais compacto. Conhecer a fundo estes dados ajuda no planejamento estratégico do crescimento da infra-estrutura de redes da empresa.
  • Dados de desempenho de linha de base: informações que podem ajudar a descobrir alterações que ocorrem lentamente, no decorrer do tempo. Comparando o estado atual do sistema com os dados históricos, você poderá solucionar problemas e ajustar o sistema. Como essas informações são coletadas somente periodicamente, não há necessidade de compactá-las para armazenamento.
  • Dados para relatórios em nível de serviço: informações que podem ajudá-lo a garantir que o sistema atenderá a um determinado nível de desempenho ou serviço, e que você provavelmente apresentará aos tomadores de decisão que não são analistas de desempenho. A freqüência em que você coletará e manterá esses dados dependerá das suas necessidades comerciais específicas.

Criando um log de contador

  1. Abra Desempenho (Para abrir Desempenho, clique em Iniciar, clique em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique duas vezes em Desempenho).
  2. Clique duas vezes em Logs e Alertas de Desempenho e, em seguida, clique em Logs do Contador. Todos os logs de contador existentes serão listados no painel de detalhes. Um ícone verde indica que um log está sendo executado. Um ícone vermelho indica que um log foi interrompido.
  3. Clique com o botão direito do mouse em uma área em branco do painel de detalhes e, em seguida, clique em Novas Configurações de Log.
  4. Em Nome, digite o nome do contador de log e clique em OK.
  5. Na guia Geral, clique em Adicionar Objetos e selecione os objetos de desempenho a serem adicionados ou clique em Adicionar Contadores para selecionar os contadores individuais que você deseja registrar. Você deve usar a caixa de texto Executar como e o botão Senha para coletar dados de contador em um computador gerenciado remotamente. Esses recursos permitem especificar o nome da conta de logon do log. Você pode acessá-los na guia Geral.
  6. Se desejar alterar o arquivo padrão e as informações sobre agendamento, faça as alterações na guia Arquivos de Log e na guia Agendar.

Para salvar as configurações de um log de contador, de um log de verificação ou de um alerta, clique com o botão direito do mouse no log ou alerta no painel de detalhes e clique em Salvar Configurações Como. Você poderá especificar um arquivo .htm no qual as configurações deverão ser salvas. Para reutilizar as configurações salvas de um novo log ou alerta, clique com o botão direito do mouse no painel de detalhes e clique em Novas Configurações de Log de ou Novas Configurações de Alerta de. Essa é uma maneira fácil de gerar novas configurações a partir de uma configuração de log ou alerta. Você também pode abrir o arquivo HTML no Internet Explorer para exibir um gráfico do Monitor do sistema.

Adicionando objetos a um log

  1. Abra Desempenho.
  2. Clique duas vezes em Logs e Alertas de Desempenho e, em seguida, clique duas vezes em Logs do Contador ou Alertas.
  3. No painel de detalhes, clique duas vezes no log ou alerta que deseja modificar.
  4. Na guia Geral, clique em Adicionar Objetos. Para cada objeto que desejar adicionar ao log, siga estas etapas:
  •   Para criar um log de objetos no computador em que o serviço de logs e alertas de desempenho será executado, clique em Usar objetos de contador de computador local.
  • Para criar um log de objetos em um computador específico, independentemente do local em que o serviço será executado, clique em Selecionar objetos de contador do computador: e especifique o nome de UNC (convenção universal de nomenclatura), como \\MeuServidorDeLog, do computador que você deseja monitorar.
  • Em Objeto de desempenho, clique em um objeto a ser monitorado e, em seguida, clique em Adicionar.

Ao criar configurações de log de contador para exportação, verifique se selecionou Usar objetos de contador de computador local. Do contrário, os logs de contador obterão dados no computador nomeado na caixa de texto. Para obter uma descrição de um objeto, clique no objeto em Contadores de desempenho e, em seguida, clique em Explicar.

Quando você especifica o nome de um computador usando Selecionar objetos de contador do computador, somente o nome do computador local e os nomes de computador inseridos durante a sessão Desempenho atual são listados. Os nomes de computador inseridos nas sessões anteriores não serão listados.

O recurso Executar como permite executar coleções de logs em diferentes contas. Por exemplo, se você precisar criar um log de dados em um computador remoto que requeira credenciais administrativas, use o recurso para especificar uma conta com as permissões necessárias.

Adicionando contadores a um log

  1. Abra Desempenho.
  2. Clique duas vezes em Logs e Alertas de Desempenho e, em seguida, clique em Logs do Contador.
  3. No painel de detalhes, clique duas vezes no log que você deseja modificar.
  4. Na guia Geral, clique em Adicionar Contadores. Para cada contador ou grupo de contadores que você desejar adicionar ao log, siga estas etapas:
  •  Para criar um log de contadores no computador em que o serviço de logs e alertas de desempenho será executado, clique em Usar contadores locais do computador.
  • para fazer o log de contadores em um computador específico, independentemente de onde o serviço seja executado, clique em Selecionar contadores do computador e especifique o nome da UNC, como \\MeuServidorDeLog, do computador que você deseja monitorar.
  • Em Objeto de desempenho, selecione um objeto a ser monitorado.
  • Em Selecionar contadores na lista, clique em um ou mais contadores a serem monitorados.
  • Para monitorar todas as instâncias dos contadores selecionados, clique em Todas as Instâncias. (Os logs binários podem incluir instâncias que não estejam disponíveis na inicialização do log, mas que podem ser disponibilizadas subseqüentemente.)
  • Para monitorar instâncias específicas dos contadores selecionados, clique em Selecionar Instâncias na Lista e, em seguida, clique em uma ou mais instâncias a serem monitoradas.

Observe que alguns tipos de objetos têm várias instâncias. Por exemplo, se um sistema tiver vários processadores, o tipo de objeto Processador terá várias instâncias. O tipo de objeto Disco físico terá duas instâncias se um sistema tiver dois discos. Alguns tipos de objetos, como Memória e Servidor, têm somente uma instância. Se um tipo de objeto tiver várias instâncias, você poderá adicionar contadores para rastrear as estatísticas de cada uma ou, em muitos casos, de todas simultaneamente. Por padrão, os contadores são mostrados com o nome da instância e um índice de instância. Para desabilitar esse recurso, clique com o botão direito do mouse no gráfico do Monitor do sistema, clique em Propriedades e, em seguida, clique na guia Geral.

8 respostas para 70-290: monitorando o desempenho do servidor Windows 2003 Server

  1. Celio Rocha disse:

    É impressionante o nível técnico dos colaboradores e autores dos tutoriais disponíveis no WordPress.

    Parabéns
    Jornalista Célio Rocha

  2. chase credit card for small business

    Hi 2366i nokia ringtones no faxing instant payday loan

  3. realtones no subscriptions

    Offer free lg ringtones verizon vx6100 3 ringtones

  4. info motorola personal remember ringtones

    So far music nextel real ringtones info nokia personal remember ringtones tamil

  5. Thiago disse:

    Teria como falar um pouco sobre os contadores a serem adicionados ou tem alguma link.

  6. Rádames Nascimento disse:

    Muito bom o conteudo!! estou fazendo um trabalho de contadores de performance e consegui muita coisa muito obrigado pelo conteudo postado!

  7. camillo disse:

    Gostaria de agradecer o responsavel pelo tutorial, pois esta didatico e facil entendimento.

  8. 5 pounds of pressure will result in a loss in fuel efficiency of 2.
    These should be replaced every 60,000 – 90,000 miles as per your manufacturers suggestion.

    By spraying it onto a windshield prior to driving, the rain repellant offers a
    clear film which repels rain from the window.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: