Tutorial: criando e gerenciando perfis de hardware

Um perfil de hardware é um conjunto de instruções que informa ao Windows quais dispositivos devem ser iniciados quando o computador for iniciado ou quais configurações usar para cada dispositivo.

Os perfis de hardware são quase indispensáveis aos que utilizam um computador portátil, pois  geralmente tais computadores são utilizados em diversos locais e os perfis de hardware permitirão, por exemplo, que você altere os dispositivos usados por seu computador ao deslocar-se de local para local.

Neste tutorial veremos como criar e gerenciar perfis de hardware distintos.

Criando um perfil de hardware

Para criar um perfil de hardware, siga as seguintes etapas:

  1. Abra Sistema, no Painel de Controle (Para abrir Sistema, clique em Iniciar, em Painel de Controle e, em seguida, clique duas vezes em Sistema).
  2. Na guia Hardware, clique em Perfis de Hardware.
  3. Em Perfis de hardware disponíveis, clique em Perfil 1 (Atual) e, em seguida, clique em Copiar.
  4. Digite um nome para o novo perfil de hardware e clique em OK.
  5. Após criado um novo perfil de hardware, você deve personalizar o novo perfil ativando ou desativando os seus dispositivos no Gerenciador de dispositivos.

Note que

O perfil denominado Perfil 1 (Atual) fornece um modelo para você criar novos perfis de hardware. Ele não será exibido na lista de perfis de hardware disponíveis mostrada durante a inicialização.

Especificando um perfil de hardware para a inicialização

Para especificar o perfil de hardware a ser utilizado na inicialização do computador:

  1. Abra Sistema no Painel de controle.
  2. Na guia Hardware, clique em Perfis de Hardware.
  3. Em Perfis de hardware disponíveis, use os botões de seta para mover o perfil de hardware que você deseja usar como padrão para a primeira posição na lista. Durante a inicialização, o Windows carregará apenas os drivers de dispositivo para os dispositivos de hardware que estiverem habilitados no perfil selecionado.
  4. Em Seleção de perfis de hardware, clique em uma das opções que especifica quanto tempo o Windows deve aguardar antes que o perfil de hardware padrão seja carregado automaticamente.

Para que o perfil de hardware padrão seja carregado automaticamente sem que a lista de perfis seja exibida durante a inicialização, insira um 0 em segundos em Seleção de perfis de hardware. Se, mais tarde, você decidir selecionar um outro perfil de hardware, pressione a BARRA DE ESPAÇOS durante a inicialização e escolha um perfil na lista.

Ativar ou desativar um serviço para um perfil de hardware

  1. Abra Serviços (Para abrir Serviços, clique em Iniciar, clique em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique duas vezes em Serviços).
  2. No painel de detalhes, clique com o botão direito do mouse no serviço que você deseja habilitar ou desabilitar e, em seguida, clique em Propriedades.
  3. Na guia Logon, clique no perfil de hardware que você deseja configurar.
  4. Clique em Ativar ou Desativar e, em seguida, clique em OK.

Seja muito criterioso ao desativar serviços usando esse procedimento, pois, no caso  de você desabilitar um serviço para um determinado perfil de hardware, as configurações Perfil de Hardware ignorarão a configuração Tipo de inicialização desse serviço.

Na maior parte dos casos, é recomendável que você não altere a configuração Permitir que o serviço interaja com a área de trabalho. Se você permitir que o serviço interaja com a área de trabalho, todas as informações exibidas por ele na área de trabalho também serão exibidas na área de trabalho de um usuário interativo. Um usuário mal-intencionado poderia assumir o controle do serviço ou atacá-lo a partir da área de trabalho interativa.

Uma boa prática de segurança é configurar um perfil de hardware para testar quaisquer serviços recém-instalados. Por exemplo, você pode criar dois perfis de hardware para um serviço recém-instalado: um perfil em que o serviço esteja ativado e um segundo perfil em que ele esteja desativado. Dessa maneira, você pode solucionar quaisquer problemas que possam ocorrer, como um driver que não é carregado corretamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: