O que é e como funciona o serviço svchost.exe

Muitas vezes confundido com um vírus, o serviço svchost.exe é, na verdade, um serviço capaz de hospedar outros serviços. O Svchost.exe é, portanto, o nome de um processo de host genérico para os serviços executados a partir de bibliotecas de vínculo dinâmico (DLLs).

O arquivo Svchost.exe está localizado na pasta %SystemRoot%\System32. Durante a inicialização, Svchost.exe verifica a parte referente aos serviços do registro para criar uma lista de serviços que precisam ser carregados. Podem ser executadas várias instâncias de Svchost.exe ao mesmo tempo.

Cada sessão de Svchost.exe pode conter um grupo de serviços, de forma que os serviços possam ser executados separadamente, dependendo de como e onde Svchost.exe foi iniciado. Isso permite um melhor controle e uma depuração mais fácil.

Os grupos Svchost.exe são identificados na seguinte chave de registro:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion\Svchost

Cada valor nessa chave representa um grupo Svchost em separado, e é exibido como uma instância também em separado quando você visualiza os processos ativos. Cada valor é um REG_MULTI_SZ que contém os serviços em execução nesse grupo Svchost. Cada grupo Svchost pode conter um ou mais nomes de serviço extraídos da seguinte chave de registro, cuja chave Parameters contém um valor igual a ServiceDLL:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Service

Para visualizar a lista de serviços em execução em Svchost:

  1. Clique em Iniciar na barra de tarefas do Windows, e clique em Executar.
  2. Na caixa Abrir, digite CMD e pressione ENTER.
  3. Digite Tasklist /SVC, e pressione ENTER

Tasklist exibe uma lista de processos ativos. A opção /SVC mostra a lista de serviços ativos em cada processo. Para obter mais informações sobre um processo, digite o seguinte comando, e pressione ENTER:

Tasklist /FI “PID eq processID (entre aspas)

Note que este serviço é crucial para o Windows e você não deverá, jamais, removê-lo do sistema.

   
   
   

22 respostas para O que é e como funciona o serviço svchost.exe

  1. Thiago Berti disse:

    Muito bom o post, já vi ele como virus…
    dai eu tentava finalizar os processos e o pc travava… agora sei pq… hehehe

    ainda bem que uso linux

  2. Agora só é preciso falar do lsass.exe que enche o saco de muita gente ;D

  3. Boa Idéia, Tiago. Obrigado.

    Falarei sobre ele amanhã.

    Abraços.

  4. […] Muitas vezes confundido com um vírus, o serviço svchost.exe é, na verdade, um serviço capaz de hospedar outros serviços. O Svchost.exe é, portanto, o nome de um processo de host genérico para os serviços executados a partir de bibliotecas de vínculo dinâmico (continue lendo). […]

  5. ASF disse:

    Um arremedo do init e um universo de aplicações monolíticas?

    Abraço,

    ASF
    http://antoniofonseca.wordpress.com

  6. Leandro disse:

    E ai meu caro aproveita e fala de Exchange também rsrsrsrs… Troquei mensagens a pouco com o Patricio e mencionei seu nome para ser melhor aceito ok????

  7. H Garcia disse:

    Nelson,

    parabéns pela iniciativa de clarificar aspectos da plataforma MS Windows. Embora minha plataforma primária de serviços seja Unix/Linux, reconheço e usufruo da importância e vantagens do Windows, por isso dedico tempo para compreender como opera este sistema. Seu blog foi um achado, já está no agregador de RSS de minha página inicial personalizada do Google.

    Vejo com pesar o comentário de outros colegas que preferem fazer chacota das informações que você traz. Não se deixe influenciar por este tipo de comentário! Aguardo teu post sobre o lsass.

    Abraço,

    H Garcia

  8. Caramba, este tasklist /svc é uma mão na roda (opa!) !

    Obrigado pelas dicas Nelson.

  9. Francisco disse:

    Ola Nelson,

    O meu svchost está ocupando 100% da CPU como eu faço para resolver isto?

    Obrigado

    Francisco

  10. José Maria da Costa Ferreira disse:

    O que faço para corrigir esse problema informado pela msg?

    svchost

    Domponet “MSMAPI32.OCX” or one of its dependencies not correctly registered:a file is missing or invalid

    Desde já agradeço.

  11. Marcos disse:

    O que faço para corrigir esse problema informado pela msg?

    svchost

    Domponet “MSMAPI32.OCX” or one of its dependencies not correctly registered:a file is missing or invalid

    Desde já agradeço.

  12. Ariosvaldo disse:

    Eu estou com o mesmo problema do Marcos o Svchost está enviando a mensagen:

    Componet “MSMAPI32.OCX” or one of its dependencies not correctly registered:a file is missing or invalid

    Como devo proceder?

    Espero ajuda!!

  13. Ricardo Ferreira disse:

    Ola Nelson,

    O meu svchost está ocupando 100% da CPU como eu faço para resolver isto?

    E as vezes trava tudo.

    Obrigado

  14. Marcos Henrique disse:

    Olá Nelson,
    Meu PC foi infectado por um cavalo de tróia. Meu antivírus indicou que o problema estava na pasta svchost. Eu fui e deletei essa programa que ficava no menu-iniciar-programas-inicializar do meu computador. O que faço? Desde já agradeço.
    Aguardando resposta.

  15. Jarbas disse:

    Ei Nelson

    Eu posso finalizar o Svchost para melhorar conexao na internet?

    jarbas

  16. poker on line espaol

    I am soittonet siemens gratis polyphone klingeltne

  17. cell hello kitty phone wallpaper

    In this case cell make phone wallpaper cell mobile phone t wallpaper

  18. c139 free motorola ringtones

    Take free ringtones for motorola cell phone cellular free ringtones sprint

  19. poker 2007 pc spiel

    Nie poker spiel fr den pc poker spiel umsonst

  20. nextel phone software for ringtones nextel i830 ringtones software nextel ringtones software

    Look nokia composer ringtones cell download free phone ringtones

  21. Jardel disse:

    Esse processo ocupa quase 70% do uso de CPU tem como deixar ele mais maneiro??
    eu finalizei ele algumas vezes e vários programas não pegavam mais aí eu fiz logoff e pogou normal com ele ocupando grande parte do uso de CPU.

  22. jonas disse:

    o meu tbm
    o uso de cpu fica em 100% ai eu abro o gerenciador de tarefas e ele ta la ocupando toda a cpu
    eu ate finalizo ai abaixa e nao tem problema nenhum no pc.

Deixe uma resposta

