Networking Fundamentals: o comando Nslookup

O comando Nslookup exibe informações úteis para diagnosticar a infra-estrutura do sistema de nomes de domínios (DNS). Antes de utilizar esta ferramenta, você deve estar familiarizado com o funcionamento do DNS. A ferramenta de linha de comando Nslookup só estará disponível se você tiver instalado o protocolo TCP/IP.

Sintaxe

nslookup [Subcomando] [{Computador_a_Ser_Localizado | Servidor}]

Parâmetros

Subcomando

Especifica um ou mais subcomandos nslookup como uma opção de linha de comando. Uma lista com os subcomandos do Nslookup pode ser encontrada aqui.

Parâmetros

  • nome_do_usuárioEspecifica o nome do usuário a ser pesquisado.nome_do_arquivoEspecifica o nome de arquivo onde salvar o resultado da pesquisa. Você pode usar os caracteres maior que (>) e duas vezes maior que (>>) para redirecionar o resultado da maneira normal.

    nome_do_usuário

    Especifica o nome do usuário a ser pesquisado.

    nome_do_arquivo

    Especifica o nome de arquivo onde salvar o resultado da pesquisa. Você pode usar os caracteres maior que (>) e duas vezes maior que (>>) para redirecionar o resultado da maneira normal.

computador_a_ser_localizado

Pesquisa informações do Computador_a_Ser_Localizado utilizando o servidor de nomes DNS padrão atual, se nenhum outro servidor tiver sido especificado. Para pesquisar um computador que não esteja no domínio DNS atual, acrescente um ponto ao nome.

Servidor

Especifica o uso deste servidor como o servidor de nomes DNS. Se você omitir Servidor, será utilizado o servidor de nomes DNS padrão.

{ help | ?}

Exibe um breve resumo dos subcomandos de nslookup.

Observações

  • Se Computador_a_Ser_Localizado for um endereço IP e a consulta for para um tipo de registro de recurso A ou PTR, será apresentado o nome do computador. Se Computador_a_Ser_Localizado for um nome e não possuir um ponto à direita, o nome do domínio DNS padrão será anexado ao nome. Este comportamento depende do estado dos seguintes subcomandos de set: domain, srchlist, defname e search.
  • Se você digitar um hífen (-) no lugar de Computador_a_Ser_Localizado, o prompt de comando passa ao modo interativo de nslookup.
  • O comprimento da linha de comando deve ser inferior a 256 caracteres.
  • Nslookup possui dois modos: interativo e não interativo.
  • Se você precisar pesquisar somente uma única informação, utilize o modo não interativo. Como primeiro parâmetro, digite o nome ou endereço IP do computador a ser pesquisado. Como segundo parâmetro, digite o nome ou endereço IP de um servidor de nomes DNS. Se você omitir o segundo argumento, nslookup utilizará o servidor de nomes DNS padrão.Se você precisar pesquisar mais de uma informação, utilize o modo interativo. Digite um hífen (-) como primeiro parâmetro e o nome ou endereço IP de um servidor de nomes DNS como segundo parâmetro. Ou omita ambos os parâmetros para que nslookup utilize o servidor de nomes DNS padrão. Veja abaixo algumas dicas de como trabalhar no modo interativo:
  1. Para interromper comandos interativos a qualquer momento, digite Ctrl+B.
  2. Para sair, digite exit.
  3. Para tratar um comando interno como um nome de computador, preceda o comando de um caractere de escape (\).
  4. Um comando não reconhecido é interpretado como um nome de computador.
  • Se a solicitação de pesquisa falhar, nslookup imprimirá uma mensagem de erro. A tabela a seguir lista as possíveis mensagens de erro.

Technorati Tags:

2 respostas para Networking Fundamentals: o comando Nslookup

  1. Networking Fundamentals: o comando Nslookup

    “O comando Nslookup exibe informaes teis para diagnosticar a infra-estrutura do sistema de nomes de domnios (DNS).”

  2. Lamp Store disse:

    Noteworthy Blogs

    […] Normally I don’t write about other peoples blogs, but this one really caught my eye: […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: